SUPERVISÃO CLÍNICA

21.png

O trabalho em psicologia clínica muitas vezes soa bastante desafiador para os terapeutas, sobretudo para os iniciantes. Quando nos disponibilizamos a atender pessoas, podemos lidar com os mais diversos tipos de casos: desde quadros agudos que soam críticos num primeiro momento, mas que rapidamente são alterados; até quadros mais crônicos, em que o paciente apresenta pouca flexibilidade psicológica e intenso sofrimento a longo prazo.

 

A supervisão clínica é uma prática amplamente difundida nas diversas abordagens de psicoterapia. Isso se deve ao fato de que não basta boa vontade e empatia para a realização de um bom trabalho, e tampouco basta o conhecimento de teorias e técnicas. O bom terapeuta tem habilidades sociais, auto-conhecimento e um amplo conhecimento teórico. Por isso, algumas abordagens, como a psicanálise, defendem que um bom terapeuta se desenvolve a partir de três pilares: supervisão, terapia e atendimentos clínicos.           

A prática em  terapia cognitivo-comportamental  exige um amplo conhecimento acerca de seu modelo teórico e de psicopatologia. Nessa abordagem, raciocínio e criatividade são fundamentais: é a partir daí que o terapeuta é capaz de montar uma boa conceitualização de caso e um bom plano de tratamento, além de realizar questionamentos precisos e eficazes. O conhecimento e a proficiência de técnicas são fatores fundamentais para colocar em prática esse raciocínio. O objetivo da supervisão é trabalhar o desenvolvimento dessas habilidades no terapeuta iniciante a partir da discussão de casos clínicos.

Nessa proposta de supervisão, temos os seguintes objetivos:

 

  • Fornecer referências bibliográficas atualizadas para ampliar o conhecimento teórico do supervisionando

  • Desenvolver a conceitualização de cada caso trabalhado

  • Elaborar  planos de tratamento baseados nas conceitualizações e na literatura

  • Desenvolver a proficiência em técnicas a partir de role-play (dramatizações)

No momento estamos sem disponibilidade para novos supervisionandos. Porém, você pode registrar seu interesse preenchendo um formulário de lista de espera. Entraremos em contato assim que surgirem novas oportunidades.